- Vinhais é uma povoação muito antiga, anterior à fundação da nacionalidade, outrora chamou-se Póvoa Rica.
- A ocupação humana deste território data de tempos ancestrais, tal como se pode verificar pelos inúmeros vestígios arqueológicos que se podem encontrar nesta região: inscrições rupestres, edificações de tipo dolménico e fortificações castrejas.
- As sua origens remontam ao período anterior à Idade Média. Encontram-se alguns vestígios da vida pró-histórica em Dine.
- Com a chegada dos romanos, o local escolhido, para residência e vigilância, seria o picoto mais elevado, conhecido hoje por "Cidadela", por ser o de mais desafogada visão da região, cruzado pela via militar de Braga-Chaves-Astorga. Foi aqui que a vila foi fundada nos meados do séc. XIII pelo rei D. Sancho II.
- Os reis D. Afonso III e D. Dinis distinguiram a vila com diversas regalias e obras defensivas.
- Da antiga cerca medieval restam ainda as ruínas dos muros e a Porta da Vila, monumento nacional.
- O convento de São Francisco
Este convento, pertença da Ordem dos Franciscanos-Missionários de Varatojo (Torres Vedras), foi fundado por José de Morais Sarmento, em 1751,
- A Igreja de São Facundo
É considerada a igreja mais antiga de Trás-os-Montes- Trata-se de um templo edificado, provavelmente, no século XIII e que, conta a tradição, foi fundado pelos godos e dedicado, de início, à Santíssima Trindade.
A fachada da igreja contêm uma figura, que se pensa segundo o grande historiador e professor José Hermano Saraiva, ser a gravura da Santíssima Trindade mais antiga de toda a península Ibérica.
- A igreja matriz
Este templo distingue-se pelas suas características românicas.
- Nos arredores não perca o solar de Vilar de Ossos, a igreja de Moimenta e outros.
- Santuário do Santo António
Deste local, o turista conseguirá apreciar paisagens lindíssimas e uma vista privilegiada da vila de Vinhais.
- Actualmente, Vinhais distingue-se pelas suas paisagens verdejantes, o que originou a designação “Sintra Transmontana”, sendo cantada por muitos poetas da região:
“Terra do vinho e do sol,
da vida alegre e saudosa
onde eterna vive a rosa
onde canta o rouxinol”.
Ao mentor deste fantástico blog, quero manifestar os meus sinceros parabéns pela divulgação da tradicional gastronomia e das belíssimas paisagens que Trás os Montes apresenta, particularmente Vinhais.
ResponderEliminarMuitos Parabéns!! :)
Gracias campeone ;)
ResponderEliminar